terça-feira, 6 de agosto de 2013

GABARITO – AVAL. PARCIAL – GEOGRAFIA – 9ºANO – 26/06/2013


1 –
a) (1,0) Ucrânia, Bulgária, Letônia e Estônia. As causas da queda no crescimento natural são resultantes da diminuição da taxa de natalidade. Famílias têm menos filhos por razões econômicas como alto custo de vida, mulheres mais presentes no mercado de trabalho e maior nível de escolaridade.
Respondeu apenas queda da natalidade ou mortalidade maior que natalidade (0,4).
b) (1,0) População com expectativa de vida elevada em função da elevada qualidade no atendimento à saúde, sistema estável de aposentadoria e boas condições socioeconômicas em geral.
Respondeu apenas expectativa de vida elevada (0,4). 
2 –
(1,0) O suposto nacionalismo norte-irlandês pode ser incompatível com a realidade econômica atual porque a população da Irlanda do Norte ainda depende dos empregos públicos do Reino Unido. Segundo o texto, cerca de 70% da mão de obra da região é empregada no setor público. Essa dependência torna fraca qualquer mobilização nacionalista e separatista, pelo menos na atualidade.
3 -
a) (1,0) A Revolução Industrial impulsionou o processo de urbanização, ou seja, o crescimento das cidades. A concentração dos empregos industriais atraiu milhares de trabalhadores do campo e de outras regiões, aumento o número de habitantes urbanos. As grandes cidades até hoje, são polos de atração econômica.
b) (0,5) Os aspectos geográficos que definem uma metrópole são a concentração de atividades econômicas geradoras de emprego e renda, e consequentemente, um grande número de habitantes; infraestrutura de serviços públicos sociais (educação, saúde), transportes e de comunicação conectadas a uma rede de cidades médias e grandes e influência política e cultural regional ou nacional.
c) (1,0) As atividades do setor terciário, ou seja, os serviços especializados da área financeira, administrativa, da informação e tecnologia, comércio, transportes e telecomunicações. Esse setor ocupou o lugar que era da indústria que modernizou-se tecnologicamente e se deslocou para regiões menos urbanizadas com custos menores de produção.
4 –
(1,0) O desenvolvimento econômico mais dinâmico no Reino Unido e na Alemanha é a principal razão da diferença nos percentuais de população urbana em relação a Portugal e Romênia. Enquanto os primeiros países apresentam PIB elevados e excelentes índices de desenvolvimento socioeconômico, concentram empresas transnacionais e apresentam qualidade em infraestrutura urbana, os segundos (Portugal e Romênia) têm apresentado dificuldades no crescimento econômico (PIB), o nível de industrialização é bem menor e ainda concentram muitas de suas atividades econômicas no setor agropecuário.
Relacionou a resposta à Revolução Industrial do Reino Unido e da Alemanha, ao contrário de Portugal e Romênia que não vivenciaram esse processo (0,5 ou 0,6). 
5 –
a) (1,0) A segregação socioespacial nas grandes metrópoles europeias é o processo de deslocamento das populações mais pobres, sobretudo imigrantes de países subdesenvolvidos, para as zonas periféricas ou subúrbios, onde o custo de vida é menor,
porém ficam distantes dos melhores empregos das regiões centrais. O desemprego, principalmente para os mais jovens, é o principal problema enfrentado por essas populações.
b) (0,5) 1 – Londres - 2 – africanos e asiáticos - 3 – turcos.
6 -
(1,0) Paris, Frankfurt, Milão e Moscou ainda são grandes centros industriais da Europa e concentram mais atividades econômicas do setor terciário. Serviços especializados como turismo e finanças.
7 –
(1,0) Megalópole é uma extensa região que reúne metrópoles conurbadas e chega a atingir centenas de quilômetros. A megalópole europeia se estende do norte da Itália ao Reino Unido, compreendendo uma importante região urbanizada entre o nordeste francês, o oeste alemão a Bélgica e a Holanda.