Espaço geográfico e circulação: objetos fixos conectados em rede por fluxos de mercadorias, pessoas e informações.
Espaços de maior fluidez: deslocamentos em menos tempo menores custos.
Sistemas de transportes eficientes (modernização) = vantagens comparativas.
Transportes de cargas: modos dutos, hidrovias, ferrovias, rodovias e transporte aéreo.
Navegação oceânica: principal modo de transporte intercontinental de cargas petróleo e derivados, carvão, minérios e produtos agrícolas.
Navegação marítima ou oceânica: Estreitos e canais fundamentais.
Exemplos: Canal de Suez, Canal do Panamá, Estreito de Bab el Mandeb, Estreito de Ormuz, Estreito de Málaca o mais utilizado do mundo.
Construção de cargueiros maiores: menor custo de transporte.
Infraestrutura portuária: não basta ter porto, tem que ter operação eficiente.
Portos mais movimentados: Roterdã, Cingapura e portos chineses.
Transporte aéreo: essencialmente de passageiros.
Cumbica - Guarulhos
Cargas aéreas: maior custo, menor volume produtos leves e mais caros.
Tráfego aéreo crescente: mais aeroportos e mais aviões modernos.
Aviação civil dos EUA: mais movimentadas rotas aéreas do mundo.
Complementaridade modal: vias fluviais, ferroviárias e rodoviárias custo: depende da distância (ver fig.29.5, p.456)
Por rios: milhares de quilômetros vantagens de custo em relação às ferrovias.
Por trilhos: acima de 500 quilômetros vantagens de custo em relação às rodovias.
Por rodovias: apenas em pequenas e médias distâncias menor custo.
Sistemas de transportes modernos requerem complementaridade aumento da fluidez e redução de custos.
Espaços de maior fluidez: deslocamentos em menos tempo menores custos.
Sistemas de transportes eficientes (modernização) = vantagens comparativas.
Transportes de cargas: modos dutos, hidrovias, ferrovias, rodovias e transporte aéreo.
Navegação oceânica: principal modo de transporte intercontinental de cargas petróleo e derivados, carvão, minérios e produtos agrícolas.
Navegação marítima ou oceânica: Estreitos e canais fundamentais.
Exemplos: Canal de Suez, Canal do Panamá, Estreito de Bab el Mandeb, Estreito de Ormuz, Estreito de Málaca o mais utilizado do mundo.
Construção de cargueiros maiores: menor custo de transporte.
Infraestrutura portuária: não basta ter porto, tem que ter operação eficiente.
Portos mais movimentados: Roterdã, Cingapura e portos chineses.
Transporte aéreo: essencialmente de passageiros.
Cumbica - Guarulhos
Cargas aéreas: maior custo, menor volume produtos leves e mais caros.
Tráfego aéreo crescente: mais aeroportos e mais aviões modernos.
Aviação civil dos EUA: mais movimentadas rotas aéreas do mundo.
Complementaridade modal: vias fluviais, ferroviárias e rodoviárias custo: depende da distância (ver fig.29.5, p.456)
Por rios: milhares de quilômetros vantagens de custo em relação às ferrovias.
Por trilhos: acima de 500 quilômetros vantagens de custo em relação às rodovias.
Por rodovias: apenas em pequenas e médias distâncias menor custo.
Sistemas de transportes modernos requerem complementaridade aumento da fluidez e redução de custos.