terça-feira, 6 de agosto de 2013

Os fluxos e os sistemas de transportes

 Espaço geográfico e circulação: objetos fixos conectados em rede por fluxos de mercadorias, pessoas e informações.
 Espaços de maior fluidez: deslocamentos em menos tempo  menores custos.
 Sistemas de transportes eficientes (modernização) = vantagens comparativas.
 Transportes de cargas: modos  dutos, hidrovias, ferrovias, rodovias e transporte aéreo.
 Navegação oceânica: principal modo de transporte intercontinental de cargas  petróleo e derivados, carvão, minérios e produtos agrícolas.
 Navegação marítima ou oceânica: Estreitos e canais  fundamentais.
 Exemplos: Canal de Suez, Canal do Panamá, Estreito de Bab el Mandeb, Estreito de Ormuz, Estreito de Málaca  o mais utilizado do mundo.
 Construção de cargueiros maiores: menor custo de transporte.
 Infraestrutura portuária: não basta ter porto, tem que ter operação eficiente.
 Portos mais movimentados: Roterdã, Cingapura e portos chineses.
 Transporte aéreo: essencialmente de passageiros.
Cumbica - Guarulhos
 Cargas aéreas: maior custo, menor volume  produtos leves e mais caros.
 Tráfego aéreo crescente: mais aeroportos e mais aviões modernos.
 Aviação civil dos EUA: mais movimentadas rotas aéreas do mundo.
 Complementaridade modal: vias fluviais, ferroviárias e rodoviárias  custo: depende da distância (ver fig.29.5, p.456)
 Por rios: milhares de quilômetros  vantagens de custo em relação às ferrovias.
 Por trilhos: acima de 500 quilômetros  vantagens de custo em relação às rodovias.
 Por rodovias: apenas em pequenas e médias distâncias  menor custo.
 Sistemas de transportes modernos requerem complementaridade  aumento da fluidez e redução de custos.